Doutor e paciente

ANDROLOGIA

A Andrologia é uma especialidade médica focada no estudo, diagnóstico e tratamento da saúde do homem, com ênfase no restabelecimento das funções fisiológicas do sistema reprodutor, sexual e hormonal masculino, de forma a assegurar qualidade de vida ao homem de maneira integral desde a infância, puberdade, vida adulta e terceira idade.

No mundo todo as mulheres são ensinadas desde cedo que precisam ir ao médico rotineiramente e que precisam realizar exames ginecológicos de prevenção pelo menos uma vez ao ano. Já os homens, devido a comportamentos culturais antigos, possuem um padrão de masculinidade que faz com que tenham vergonha e/ou preconceito de irem ao médico, principalmente quando há relação com questões sexuais ou reprodutivas.

 

Esse hábito, tão comum no Brasil, reforça as estatísticas de que os homens vivem menos do que as mulheres. De modo geral, os homens não cuidam da própria saúde e, como consequência, sofrem com males que poderiam ser evitados com atitudes preventivas. Essas informações revelam a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de incluir o médico andrologista no rol de cuidados da saúde do homem. Dessa forma, é possível identificar doenças com antecedência e aumentar consideravelmente as chances de sucesso no tratamento.

 

Entenda mais sobre a andrologia e quais doenças são diagnosticadas e tratadas nesta especialidade médica.

 

FORMAÇÃO EM ANDROLOGIA

Para atuar nessa área o profissional deve construir uma carreira em urologia, o que inclui dois anos de cirurgia geral + três anos de urologia. A especialização em andrologia requer mais um ano de estudos na área.

Após esse período de aproximadamente uma década — considerando da graduação à especialização — é importante que o andrologista continue se atualizando por meio de cursos e seminários, tanto nacionais quanto internacionais.

 

QUANDO BUSCAR UM ANDROLOGISTA?

Assim como o ginecologista é um médico importante para a mulher desde cedo, o andrologista também deve ser para o homem. É fundamental que os homens iniciem o acompanhamento com um médico andrologista ao entrarem na puberdade e permaneçam até a terceira idade.

A falta de acompanhamento especializado pode resultar em complicação de condições pré-existentes impactando negativamente na capacidade reprodutiva e sexual do indivíduo.

 

QUANDO É INDICADO VISITAR UM ANDROLOGISTA?

Assim como o ginecologista é um médico importante para a mulher desde cedo, o andrologista também deve ser para o homem. É fundamental que os homens iniciem o acompanhamento com um médico andrologista ao entrarem na puberdade e permaneçam até a terceira idade.

A falta de acompanhamento especializado pode resultar em complicação de condições pré-existentes impactando negativamente na capacidade reprodutiva e sexual do indivíduo.

O andrologista atua em diferentes frentes de cuidado com a saúde do homem. Destacam-se: 

  • Infertilidade masculina;

  • Disfunções ejaculatórias (ejaculação precoce, ejaculação retardada, ejaculação retrógrada);

  • Disfunção erétil;

  • Varicocele;

  • Queda ou falta de libido;

  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);

  • Prostatite;

  • Alterações hormonais;

  • Alterações seminais (por exemplo, azoospermia);

  • Fimose;

  • Câncer de testículo e outras alterações do aparelho reprodutor e sexual masculino.

 

Das condições citadas acima, a infertilidade é uma das que merecem atenção especial. É comum os casais concentrarem a investigação e os tratamentos de infertilidade somente na mulher, sendo que os homens também podem ser responsáveis pela ausência de gravidez.

De acordo com estudos científicos, na América Latina, os fatores masculinos de infertilidade, são responsáveis por 52% dos problemas relacionados à fertilidade conjugal. Sendo assim, é essencial que seja realizada investigação minuciosa e criteriosa voltada especificamente para o homem.

 

COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO PELO ANDROLOGISTA?

Em primeiro lugar, o andrologista avaliará de forma individualizada e personalizada o relato e o histórico de cada paciente para determinar qual a melhor conduta a ser seguida. Neste momento, é importante que o paciente seja franco com o profissional e compartilhe todas as informações clínicas importantes para que o médico consiga avaliar minunciosamente sua condição.

 

A depender de cada caso, alguns testes e exames são importantes para fechamento do diagnóstico. Entre eles:

  • Exame físico do paciente (palpação dos testículos, epidídimos e próstata);

  • Avaliação laboratorial (exames de sangue para dosagem de hormônios e outras substâncias);

  • Análise seminal e testes de função espermática;

  • Exames de imagem.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS NA ANDROLOGIA?

O tratamento indicado pelo andrologista dependerá da complexidade de cada caso. É possível dividir as formas de tratamento da seguinte maneira:

Tratamento clínico

O tratamento clínico tem como objetivo melhorar a qualidade da saúde do indivíduo como um todo. As terapias interdisciplinares e especializadas podem incluir suplementação com substâncias antioxidantes, restabelecimento de funções hormonais e tratamento com antibióticos em casos de infecção, além de mudanças de hábitos e estilo de vida.

 

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico inclui alguma intervenção cirúrgica para que se obtenha o resultado esperado. Pode ser realizado em conjunto com o tratamento clínico. São eles:

  • Reversão de vasectomia;

  • Correção microcirúrgica de varicocele;

  • Biópsias de testículo;

  • Reconstruções microcirúrgicas complexas;

  • Extração de espermatozoides testiculares por microdissecção (micro-TESE).

 

O médico especialista em andrologia é o profissional que proporcionará mais saúde e qualidade de vida para o homem. Por isso, ao selecionar uma clínica especializada na saúde masculina é essencial escolher aquela que oferece o melhor atendimento possível ao paciente. Na Clínica Jorge Hallak, o indivíduo recebe um atendimento personalizado do médico que é pioneiro na saúde do homem no Brasil. Caso queira agendar uma consulta basta entrar em contato conosco.