top of page

Andrologia na Reprodução Assistida

  • administracao86
  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura


O médico andrologista é o médico que cuidara do homem infértil e que solicitará exames específicos para identificar as causas da infertilidade e determinar os melhores métodos para restabelecimento da capacidade reprodutiva.  

Em grande parte dos casos, é possível realizar um diagnóstico e tratamentos assertivos de forma que o homem recuperará seu potencial fértil para que alcance uma gravidez de forma natural ou com auxílio da Reprodução Assistida. Caso seja necessário ajuda da Reprodução Assistida, com a função reprodutiva em melhores condições, técnicas de menor complexidade são aplicadas.
Além disso, um laboratório especializado em Andrologia é fundamental para a realização de todos esses processos.

Preservação da Fertilidade

Existem várias situações que colocam em risco a capacidade reprodutiva de homens, reduzindo seu potencial fértil. Muitas vezes, estas situações podem ser previstas, antecipadas ou até mesmo planejadas, de forma a termos a chance de garantir a “preservação da fertilidade”, por meio da criopreservação (congelamento) de espermatozoides para uso futuro. Veja algumas situações em que a criopreservação é indicada:
  • Antes da realização de quimioterapia ou radioterapia em indivíduos diagnosticados com câncer;
  • Homens que farão vasectomia, mas que querem guardar espermatozoides caso desejem utilizar futuramente;
  • Problemas de saúde que levam a queda progressiva da fertilidade.

Segunda Opinião

A investigação da infertilidade masculina, em geral, é bastante objetiva e se concentra nas principais causas que geralmente levam à infertilidade conjugal. É importante, porém, que a análise seja feita sempre com foco no homem e na mulher — e não apenas em uma das partes.
No caso dos homens que estão com dificuldade para engravidar suas parceiras, os principais exames realizados são: o espermograma que contempla exames de função espermática (já mencionados acima), além de exames hormonais para os homens e ultrassom, por exemplo.
No caso das mulheres é comumente avaliada a ovulação e realizado um estudo das tubas para verificar possíveis obstruções. Quando necessário, exames complementares e mais avançados podem ser solicitados para ambos.
Por isso, embora o casal certamente tenha o direito de buscar uma segunda opinião sempre que esta for sua vontade, essa é uma medida mais indicada para casos em que não foi possível apontar de maneira precisa a causa da infertilidade.

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Fabio Moro
Fabio Moro
Oct 10, 2024

Excelente tema!!!

Like
55 11 91750-0686

VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO

Rua Joaquim Floriano, 533 – Sala 903
CEP: 04534-011 – Itaim Bibi
São Paulo / SP

9h - 19h

+55 (11) 11 99919-5328 | (11) 3168-5543

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

A Clínica Jorge Hallak é especializada em saúde do homem, infertilidade masculina e urologia. Não oferecemos serviços de doação de esperma, sêmen ou óvulos.

Assine nossa newsletter e receba novidades e informações por e-mail

Obrigado pelo envio!

Os conteúdos veiculados pela Clínica Jorge Hallak são previamente revisados pelo Dr. Jorge Hallak CRM 65.473. É importante ressaltar que eles não podem ser considerados como diagnóstico, para tal é necessário consultar-se com um urologista especializado em andrologia.

bottom of page