Andrologia na Reprodução Assistida
- administracao86
- 10 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O médico andrologista é o médico que cuidara do homem infértil e que solicitará exames específicos para identificar as causas da infertilidade e determinar os melhores métodos para restabelecimento da capacidade reprodutiva.
Em grande parte dos casos, é possível realizar um diagnóstico e tratamentos assertivos de forma que o homem recuperará seu potencial fértil para que alcance uma gravidez de forma natural ou com auxílio da Reprodução Assistida. Caso seja necessário ajuda da Reprodução Assistida, com a função reprodutiva em melhores condições, técnicas de menor complexidade são aplicadas.
Além disso, um laboratório especializado em Andrologia é fundamental para a realização de todos esses processos.
Preservação da Fertilidade
Existem várias situações que colocam em risco a capacidade reprodutiva de homens, reduzindo seu potencial fértil. Muitas vezes, estas situações podem ser previstas, antecipadas ou até mesmo planejadas, de forma a termos a chance de garantir a “preservação da fertilidade”, por meio da criopreservação (congelamento) de espermatozoides para uso futuro. Veja algumas situações em que a criopreservação é indicada:
Antes da realização de quimioterapia ou radioterapia em indivíduos diagnosticados com câncer;
Homens que farão vasectomia, mas que querem guardar espermatozoides caso desejem utilizar futuramente;
Problemas de saúde que levam a queda progressiva da fertilidade.
Excelente tema!!!