Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é definida pela ausência de gestação após pelo menos 12 meses de atividade sexual regular sem o uso de qualquer método contraceptivo. A infertilidade é um problema global de saúde e estima-se que afeta de 8-12% da população mundial em idade reprodutiva. O fator masculino está presente em 50% desses casos, contribuindo ou sendo a causa principal para o não estabelecimento da gravidez. Além disso, a infertilidade geralmente vem acompanhada de sofrimento psicológico e social e demanda investimento financeiro muito alto dos indivíduos que desejam ser investigados ou que realizarão algum tipo de tratamento; por isso, a investigação adequada por profissionais e estabelecimentos de saúde especializados é extremamente necessária para mitigar esses efeitos indesejados e elevar as taxas de sucesso posteriormente.
Quando procurar um andrologista especialista em reprodução humana?
Após o período de 12 meses de tentativas para engravidar, o casal deve procurar auxílio de um especialista em Reprodução Humana, que será responsável por conduzir uma investigação minuciosa e criteriosa para determinar o que pode estar de errado.
Esta avaliação deve envolver um médico ginecologista para acompanhamento da mulher e de um médico andrologista para levantamento do histórico clínico do homem.
Na investigação de possíveis fatores masculinos de infertilidade, o andrologista realizará uma consulta detalhada para avaliação clínica do homem. A realização de exame físico e de exames laboratoriais são fundamentais. O quadro abaixo ilustra o caminho que o homem deve percorrer quando enfrenta dificuldades para engravidar sua parceira.
Os resultados obtidos permitirão que o especialista aponte as melhores estratégias para o restabelecimento da fertilidade natural, sempre que isso for possível.
Comments