top of page

Cálculos Renais

Homem sentindo dor nos rins

Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, são formações endurecidas que se instalam nos rins ou nas vias urinárias, resultado do acúmulo de cristais na urina. A presença de pedras as vezes pode passar despercebida, mas também pode provocar dores intensas que começam nas costas e irradiam para o abdômen. É uma dor exorbitante que se manifesta em cólicas e pode ser acompanhada de náuseas e vômitos.
​Durante a crise de cólica renal, o indivíduo deve procurar um serviço de pronto-atendimento para ser medicado com analgésicos e anti-inflamatórios. Exames de imagem serão realizados para detectar o local onde o cálculo está alojado e determinar a melhor conduta a ser seguida. O médico pode optar por um tratamento medicamentoso e menos invasivo para expulsão do cálculo, que visa dilatar as vias urinárias para que a pedra seja expelida. Caso essa abordagem não funcione, um procedimento cirúrgico pode ser realizado para retirar a pedra. A cirurgia geralmente é simples e não envolve maiores riscos.
 
A medida mais importante para prevenção dos cálculos renais é a ingestão de água. Dois a três litros devem ser ingeridos diariamente e o médico urologista deve ser consultado regularmente para checagem da saúde dos rins.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Commenting has been turned off.
55 11 91750-0686

VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO

Rua Joaquim Floriano, 533 – Sala 903
CEP: 04534-011 – Itaim Bibi
São Paulo / SP

9h - 19h

+55 (11) 11 99919-5328 | (11) 3168-5543

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

A Clínica Jorge Hallak é especializada em saúde do homem, infertilidade masculina e urologia. Não oferecemos serviços de doação de esperma, sêmen ou óvulos.

Assine nossa newsletter e receba novidades e informações por e-mail

Obrigado pelo envio!

Os conteúdos veiculados pela Clínica Jorge Hallak são previamente revisados pelo Dr. Jorge Hallak CRM 65.473. É importante ressaltar que eles não podem ser considerados como diagnóstico, para tal é necessário consultar-se com um urologista especializado em andrologia.

bottom of page