Os cistos renais são uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades e gêneros, sendo a alteração benigna renal mais comum de todas, podendo acometer até 10% da população. Os cistos podem variar em tamanho e número, podendo ser únicos ou múltiplos. Alguns cistos renais são pequenos e assintomáticos, enquanto outros podem crescer e causar desconforto ou complicações.
Os cistos renais podem ser esporádicos, adquiridos ou genéticos. A maioria dos pacientes apresentam cistos renais esporádicos, sem alguma alteração genética associada, e geralmente não há acometimento da função renal. Existem porém doenças genéticas raras e graves que estão associadas à formação de diversos cistos renais, podendo progredir e gerar alterações graves na função renal. Existem também cistos com risco de malignidade, necessitando de avaliação minuciosa com um especialista.
A maioria dos cistos são assintomáticos e identificados durante exames de rotina, porém alguns casos são acompanhados de dor abdominal, hipertensão arterial ou infecções recorrentes.
Existem diferentes tipos de cistos renais, sendo os mais comuns os cistos simples, que são bolsas cheias de líquido claro, e a chance de apresentarem malignidade é absolutamente baixa. Estes cistos são bem avaliados através da ultrassonografia e geralmente não necessitam de outros exames. Porém, existem também os cistos complexos, que podem apresentar paredes mais espessas, septos, calcificações ou conter material sólido. Nestes casos, é necessário complementar a avaliação com algum exame contrastado, como a Tomografia Computadorizada ou a Ressonância Magnética.
O seguimento ou tratamento dos cistos renais depende do tamanho, número e sintomas associados. Para cistos pequenos e assintomáticos, geralmente é possível realizar apenas um acompanhamento regular, enquanto cistos maiores, que causam sintomas ou cistos complexos com aspecto suspeito para malignidade, pode ser necessário alguma abordagem, podendo ser drenagem do cisto ou escleroterapia, ou mesmo cirurgias para retirada do cisto.
Se você possui cistos renais, agende uma consulta com nossos urologistas para avaliação e tratamento adequado ao seu caso.
Comments